HOWARD GARDNER(CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS PARA A EDUCAÇÃO)

 A Teoria das Inteligências Múltiplas foi foi desenvolvida por Howard Gardner, psicólogo americano e professor da Universidade de Harvard. Sua teoria contribuiu para que olhássemos de maneira diferente para a palavra inteligência, assim, deixou de ser encarada apenas como a capacidade que o homem tem de responder aos antigos testes de “QI”, como algo inato e único, que só levava em consideração a capacidade lógica-matemática e lingüística, fazendo com que as outras capacidades que os indivíduos traziam consigo fossem rejeitadas.             

        Para Gardner, todos os seres humanos possuem certas capacidades essenciais em cada uma das inteligências, podendo ser desenvolvidas em níveis competentes e isso vai depender de alguns fatores, tais como:

Os fatores genéticos,

Historia de vida pessoal,

Referencial histórico e cultural.

       Um alto nível de desenvolvimento em uma inteligência, não quer dizer que serão iguais para todas, por tanto, para Gardner, você pode se apropriar de todas as inteligências, mas vai se sobressair em uma. E uma inteligência está relacionada a outra.

 

Assim, Gardner atribuiu oito inteligências em seu livro Estruturas da Mente, são elas:

Inteligência Lógica Matemática

Inteligência Lingüística

Inteligência Musical

Inteligência Corporal Sinestésica

Inteligência Espacial

Inteligência Intrapessoal

Inteligência Inter pessoal

Inteligência Naturalista

 

             A Teoria das Inteligências Múltiplas fez uma mudança na maneira que muitas escolas estão estruturas.  Os olhares mudaram e foi possível perceber a necessidade de modificar também os objetivos e métodos educacionais, pois para aqueles que acreditam na teoria, é necessário levar em consideração que as mentes são muito diferentes uma das outras, e que a educação precisa responder a estas diferenças, no sentido de que cada individuo possa expandir seu potencial de acordo com seus desenvolvimentos. Assim, Gardner sugere que as escolas considerem seus alunos por inteiro e valorize outras formas de demonstração de competências.  Para isso, é necessário que a escola esteja centrada nos indivíduos avaliando-os particularmente.

         A teoria também trouxe grande contribuição na hora de avaliar, pois para avaliar de acordo com as inteligências múltiplas se faz necessário compreender que o ser humano não é limitado e que as inteligências podem ser desenvolvidas a partir das experiências que o meio tem a oferecer ao individuo. Assim, o professor passou a ocasionar situações que aflorassem as inteligências das crianças, dando maior importância ao olhar, a observação. O Olhar passou a ser compreendido como fundamental na hora da avaliação do aluno, compreendendo que esse avaliar deve ser adequado as diversas habilidades que o individuo carrega. O ambiente da escola também precisou ser modificado, sendo ele mais amplo e mais variado para que a criança possa ter contato com os diversos objetos que o meio lhe ofereça.  

 

Liliane Albuquerque

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